Quais as cidades mais atrativas do estado de São Paulo?

Existem diversas formas de compararmos o potencial turístico das cidades. Nesse caso, para criar este ranking, eu utilizei o famoso Guia Quatro Rodas, na versão Online, que foi um importante guia de viagens brasileiro. Você lembra? Para ser mais exato, usei as notas atribuídas aos atrativos turísticos pelos editores do Guia. Os dados de pesquisa são de 2015, quando o site ainda existia.

Antes de mais nada, cabe esclarecer que este ranking nada tem a ver com o ranqueamento proposto pela Secretaria Estadual de Turismo de SP, porém, esse ranking traz diversas reflexões que devem ajudar gestores públicos das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico do estado de São Paulo.

Segundo o Guia Quatro Rodas, os melhores destinos turísticos do estado de São Paulo são:

  1. São Paulo 195
  2. Ubatuba 125
  3. Ilhabela 109
  4. São Sebastião 50
  5. Brotas 49
  6. Campos do Jordão 47
  7. Santos  47
  8. Guarujá 36
  9. Peruíbe 33
  10. Caraguatatuba 27
  11. Bertioga 21
  12. Ribeirão Preto 21
  13. Iporanga 20
  14. Itu 20
  15. Atibaia 17
  16. Campinas 17
  17. Ilha do Cardoso 14
  18. São Luiz Paraitinga 14
  19. Águas de Lindoia 12
  20. Paranapiacaba 12

O número à frente da cidade representa a soma utilizada no estudo. O mapa abaixo mostra todos os 82 destinos presentes no Guia Quatro Rodas Online.

E aí, olhando assim de cara, faz sentido pra você? 

Você deve estar se perguntando como chegou-se a essa classificação. 

No Guia Quatro Rodas, os atrativos são classificados em um ranking atribuído pelos próprios editores, apontados pelo número de estrelas, nas quais ilustram seis tipos de classificação de atrativo turístico:

  • Vale a Viagem (5 estrelas), 
  • Não deixe de ir (4 estrelas), 
  • Muito interessante (3 estrelas), 
  • Interessante (2 estrelas), 
  • De algum interesse (1 estrela)
  • Sem classificação (nenhuma estrela), 

Na figura abaixo é possível observar a quantidade de atrativos em cada classificação, que um destino possui. O ranking turístico final é média entre a quantidade de atrativos e sua classificação. A classificação dos atrativos utilizados neste estudo é resultado de dados coletados em março de 2015 para um trabalho de disciplina no programa de Mestrado em Turismo na Universidade Federal do Paraná.

De primeira, chama-se atenção que o mapa literalmente exclui as cidades das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado. Lembrando que existem Estâncias e Municípios de Interesse Turístico nessas regiões.

Cidades em destaque que ainda não são “Cidades Turísticas” em SP. 

Cotia, São Francisco Xavier, Taubaté e Jaguariúna.

Ao contrário das cidades turísticas dessas regiões excluídas, dentre as 30 melhores ranqueadas, algumas cidades chamam atenção por seu potencial apontado pela Quatro Rodas, mas que não possui nenhuma classificação ou título de município turístico pelo Estado (MITs ou Estâncias). São as cidades de São Paulo (1ª), ribeirão Preto (12ª), Campinas (16ª), Paranapiacaba (20ª), Cotia (23ª), São Francisco Xavier (24ª), Taubaté (25ª), Jaguariúna (27ª) e São Carlos (29ª). 

Naturalmente algumas não se encaixam nas regras estabelecidas em Lei pelo estado. É o caso das cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes. Essas cidades não podem ser classificadas como Estâncias Turística, pois a lei não permite. Está no Artigo 3ª da Lei Complementar 1.261/2015.

Ilha do Cardoso (17ª) e Paranapiacaba (20ª) são pertencentes a outros municípios.

Se somasse a pontuação estabelecida pela Ilha do Cardoso e Cananeia, esta cidade passaria a ocupar a classificação de 11ª lugar.

Assim, as cidades de Cotia, São Francisco Xavier, Taubaté e Jaguariúna se mostram cidades com potencial turístico interessante, ainda que não tenham nenhuma titulação oficial.

Jundiaí é o Município de Interesse Turístico mais bem colocado

Todas as cidades do estudo que possuem o título de Município de Interesse Turístico encontram-se com menos de 10 pontos, portanto, são nível 4 no ranking que as classificam. A cidade mais bem ranqueada é Jundiaí, com 8 pontos, porém a 34ª na classificação geral. Boituva com 6 e Itupeva com 4 pontos, seguem a sequência dos MITs melhor ranqueado. 

Já, Nazaré Paulista tem 1 ponto e é o último MIT que aparece no ranking da Quatro Rodas.

Estâncias que não atingiram 10 pontos

Chamam atenção também, as Estâncias Turísticas de SP que não somaram 10 pontos neste ranking e ficaram bem abaixo da metade da lista, trazendo reflexões interessantes. É claro que cada uma tem sua particularidade e tipo de turismo e atrativos. Tudo vai do olhar que se coloca para pesquisar, porém, analisar esses indicadores é sempre interessante. São elas: Morungaba, Lindoia, Ibirá, Salesópolis, Ilha Comprida, Itanhaém, Bragança Paulista, Barra Bonita, Amparo, São roque, Olímpia, Serra Negra, 

Comparando com o Mapa do Turismo Nacional

Apenas 4 cidades não estão no Mapa do Turismo Nacional, são elas: Silveiras, Dourado, Eldorado, São Francisco Xavier.

Estâncias mal classificadas: Morungaba, Lindoia, Ibirá e Salesópolis

As cidades de Morungaba, Lindoia, Ibirá e Salesópolis chamam atenção mais uma vez. Essas cidades são Estâncias Turísticas em SP, porém apresentaram baixa classificação no ranking Quatro rodas e estão na Categoria D no Mapa Nacional.

Estâncias para melhorar no Mapa

As Estâncias Turísticas de Iporanga (13ª no ranking Quatro rodas), Águas de Lindoia (19ª), Holambra (26ª) e São José do Barreiro (30ª) são Estâncias com mais de 10 pontos no ranking Quatro Rodas, mas que estão em Categoria D no Mapa Nacional (na última atualização, 2020).

O objetivo de escrever este artigo é trazer reflexões aos gestores municipais e estaduais de São Paulo. O números atribuídos trazem o viés e a metodologia usada pelos editores do Guia Quatro Rodas. Passados 6 anos, essa classificação pode ter mudado, ou não. Tudo depende da evolução dos destinos nesse período. O importante é que foi criado um ranking para saber quais as cidades turísticas mais atrativas do estado de São Paulo.

Ainda cabe ressaltar que existem outras formas de comparação dos atrativos e destinos. Uma forma interessante é a utilização das notas atribuídas naturalmente pelos próprios turistas (usuários) que visitaram o espaço. Alguns sites fazem automaticamente e até o Google mostra isso. Já parou para ver seu município?

Espero ter contribuído, nos vemos na próxima.

Luiz Fernando
Mestre em Turismo (UFPR)
Master en Promoción y Publicidad Turística (Escola Turisme Barcelona – UdG)

(19) 98271 5360 | Site | Linkedin | Instagram | YouTube

Quais as cidades mais atrativas do estado de São Paulo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo